quarta-feira, 27 de maio de 2009


Um evento como o Pinga + Feijão deixa claro a importância da cachaça como “Patrimônio Cultural”, tendo em vista que sempre que aparece o nome “cachaça” podemos perceber que está diretamente ligado a nossa identidade.
Acho de extrema importância um evento como esse para o resgate dessa nossa identidade cultural. Apenas deixo uma ressalva em relação ao texto, é que no quinto parágrafo diz-se “cachaça de banana” e segundo a legislação brasileira Art. 92 da Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1494, que dispõe sobre padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, na redação dada pelo decreto nº 4.851, de 2.10.2003
Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açucar produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado da cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionado de açucares até seis gramas por litro, expressos em sacarose.
Assim no máximo essa referida bebida seria um “aguardente de banana”.

FONTE: José da Paz Dantas (Paizito)
Turismólogo/Guia de Turismo

Um comentário:

Dalva disse...

E quando vai ser?