sexta-feira, 21 de agosto de 2009

27° Festival da Pinga e de Produtos da Cultura Caiçara começa em Paraty


O município de Paraty, na Costa Verde Fluminense, realiza de 20 a 23 de agosto o tradicional Festival da Pinga e de Produtos da Cultura Caiçara.
Os hotéis já registram 80% de ocupação e a expectativa é chegar a 100% de sexta a domingo. Mais de 20 mil pessoas são esperadas na cidade, segundo a Secretaria de T urismo. A grande novidade deste ano é o envolvimento de todos os 07 alambiques da cidade, que estarão abertos para visitação. E, nesta edição do festival, Paraty ganha mais um rótulo: a Cachaça Mulatinha, lançamento do alambique Paratiana.
O centro histórico receberá diversas programações gratuitas, como os shows da banda Virgulino (20/08); Antônio Nóbrega (21/08); Almir Sater (22/08) e o grupo Pimenta do Reino (23/08), além de desfiles temáticos, degustação de cachaça e gastronomia típica caiçara.
Um desfile temático, encenando os tempos de engenho, escravos e tropeiros, acontece nos dias 20 e 21, em comemoração ao Dia do Caminho do Ouro - 21 de agosto. O desfile acontece nas ruas do Centro Histórico, ao som das marchinhas da banda local Santa Cecília. Melados e pedacinhos de cana de açúcar serão distribuídos para os visitantes degustarem. E a beleza caiçara também chegará às passarelas. No dia 20, quinta-feira, 7 meninas, cada uma representando um alambique, concorrem ao título de Rainha Caiçara.
As crianças também têm destaque na programação. A cenografia do festival será incrementada com elementos da cultura caiçara, tornando a festa ainda mais atrativa e colorida para as famílias. O trabalho está sendo feito em parceria com a ONG local Casa Azul. O centro histórico ganhará uma mini-vila caiçara, onde serão resgatadas as cantigas de roda brincadeiras com fantoches e cordas. A atividade também terá caráter educativo, explorando a problemática do alcoolismo.
A folia gastronômica vai além. Pratos típicos, como a comida de tropeiro, frutos do mar e o tradicional camarão casadinho são destaques no cardápio, que pode ser harmonizado com cachaças dos produtores locais. Os visitantes também levam de brinde miniaturas das cachaças.

Fonte: Diário do Turismo

Um comentário:

Aventureiros da Caatinga disse...

Hei Brother, adiciona meu blog, sou eu, Carlos www.aventureirosdacaatinga.zip.net