quarta-feira, 29 de julho de 2009

O impacto da gripe A no setor de eventos


O Brasil tem hoje 44 mortes por gripe suína, a A (H1N1).; sendo 19 em São Paulo, 16 no Rio Grande do Sul, cinco no Rio de Janeiro, e quatro no Paraná. Após a confirmação pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul no início da noite de domingo (26) de mais quatro mortes causadas pela doença, as entidades ligadas ao turismo no Rio Grande do Sul começaram a se mobilizar. O presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Ricardo Ritter, faz esclarecimentos acerca do impacto que a gripe A pode causar no setor de eventos e, consequentemente, em toda a economia local. Ele responde as questões mais freqüentes sobre essa doença.

Quantos eventos foram adiados ou cancelados até agora em função da gripe A?

Ricardo Ritter - Oficialmente, apenas o Mutirão da Comunicação América Latina e Caribe foi adiado para fevereiro de 2010.

Que perfil tem esses eventos?

Ritter - São eventos de grande público. O Mutirão da Comunicação América Latina e Caribe, em particular, seria realizado em ambiente fechado e atrairia um grande número de pessoas dos países do Mercosul, como Argentina e Chile, onde a doença já está em situação bem mais avançada do que aqui.

Que impacto direto isso gera para a cidade?

Ritter - Depende do público previsto para o evento. No caso do Mutirão da Comunicação, seriam 5 mil representantes de igrejas na cidade durante cinco dias de evento.

Quais são os principais setores prejudicados com isso?

Ritter - Principalmente o comércio e o setor de serviços, como as agências de receptivo, hotelaria, gastronomia e etc.

É seguro realizar eventos hoje em Porto Alegre? Quais são os riscos? Como evitá-los?

Ritter - Sim, é seguro. Quanto às recomendações, encaminhamos na semana passada um documento à Secretaria Estadual da Saúde solicitando ação de esclarecimento sobre a gripe A e reivindicando que atendentes e recepcionistas sejam instruídos sobre como proceder frente a suspeitas e o que informar aos turistas sobre o vírus. Estamos aguardando resposta.


Fonte: Diário do Turismo

Nenhum comentário: