quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Livro conta a história de três importantes figuras do turismo brasileiro

Lançando pela Editora Panda Books, o livro Para Ser Grande conta a trajetória profissional de 20 empreendedores brasileiros, e também a história pessoal de cada um deles: de onde vieram, como foi sua infância, principais desafios e especialmente os valores que embasaram suas conquistas. O lançamento acontece hoje, 18 de novembro, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Três dos biografados são importantes figuras do turismo brasileiro:

Guilherme Paulus

Era 1972 e a sociedade estava firmada: Guilherme Paulus entraria com seu trabalho e experiência, enquanto o então deputado Carlos Vicente Cerchiari entraria com o dinheiro e a vontade de abrir o negócio. Nascia assim a agência de viagens CVC, no ABC paulista. As dificuldades iniciais foram muitas e passados quatro anos de trabalho, Cerchiari simplesmente deu sua parte do negócio para Paulus. Oferecendo viagens a preços populares e atendendo especialmente funcionários de fábricas da região em que a empresa era sediada, Paulus foi crescendo, ganhando mercado e ampliando seu ramo de atuação. Hoje, a CVC tem mais de 300 lojas no Brasil, está em outros quatro países e já transportou mais de dez milhões de passageiros para os mais diversos destinos do Brasil e do mundo.

Elói D'Avila de Oliveira

Ele nasceu em Esteio, no Rio Grande do Sul, 14º filho de um casal bastante pobre. Antes de completar dois anos de idade, ele assistiria à morte de sua mãe. Daí em diante, passaria alguns poucos anos acompanhando o pai andarilho e outros tantos morando na casa de uma irmã mais velha. A dura convivência com o cunhado, no entanto, fez o garoto fugir de casa aos 8 anos de idade. Daí em diante, levaria uma vida entre ruas, albergues, abrigos, voltas pra casa e outras fugas. Aos 12 anos ingressou no turismo, ao conseguir um emprego como office-boy na agência de viagens Stella Barros. Foram cinco anos por lá e mais algumas vivências em outras empresas do setor, até fundar aos 23 anos de idade a EDO, empresa representante no Brasil da LAP (Linhas Aéreas Paraguaias) e que seria o embrião da Flytour. Cerca de 30 anos mais tarde, a Flytour é hoje a maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina e maior rede de agências de viagens no país.

Chieko Aoki

Nascida no Japão, ela veio para o Brasil ainda criança. Formada em Direito, entrou na hotelaria para ajudar o marido na administração de um hotel do qual havia se tornado sócio – especializou-se e se apaixonou pela área, da qual nunca mais saiu. Em 1997, criou a administradora de hotéis e resorts Blue Tree, que hoje está à frente de quase trinta estabelecimentos distruibuídos entre Brasil, Chile e Argentina.

Abaixo, relação dos 20 empresários presentes no livro:

 Abraham Kasinsky, fundador da Cofap e da Kasinski Motos
 Alberto Saraiva, Habib’s
 Aleksandar Mandic, Mandic: Mail
 Alex Periscinoto, SPG&A
 Ângelo Salton Neto, Vinícola Salton
 Camilo Cola, Viação Itapemirim
 Chieko Aoki, Blue Tree Hotels
 Cristiana Arcangeli, fundadora da Phytoervas e da Éh
 Daniel Rivas Mendez, Sapore Benefícios
 Elói D’Ávila de Oliveira, Flytour
 Guilherme Paulus, CVC Turismo
 Ivan Fábio Zurita, Nestlé
 Laércio Cosentino, Totvs
 Lirio Albino Parisotto, fundador da Videolar
 Luiz Sebastião Sandoval, Grupo Silvio Santos
 Michael Klein, Casas Bahia
 Ozires Silva, criação da Embraer
 Peter Graber, Graber Sistemas de Segurança
 Robinson Shiba, China in Box
 Washington Olivetto, W/Brasil

A evolução das empresas dos entrevistados é relatada pontuando seus maiores desafios, não sob a ótica de tendências ou teorias de administração, mas sob o ponto de vista dos próprios biografados. Ao revelar a força, as reflexões e as inseguranças destes renomados protagonistas, Para ser grande oferece uma abordagem mais humanizada para o fenômeno de empreender, uma forma de aprendizado bastante peculiar e emocionante.

A Autora

A autora, Marina Vidigal é formada em tradução pela Associação Alumni e em Publicidade e Propaganda pela ECA – Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 1996 começou a trabalhar como jornalista, fazendo reportagens e textos sobre os mais diversos temas, especialmente para revistas. Desde 2000 tem atuado também em pesquisa e redação para editoras de livros. Pela Panda Books este é o terceiro livro que publica e, segundo garante, é seu favorito, uma grande realização profissional.

Serviço:

Lançamento:
Livro: Para Ser Grande
Data: 18 de novembro,
Horário: das 19h às 22h
local: Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos
Av. das Nações Unidas, 4.777 - São Paulo
Fonte: Diário do Turismo

Nenhum comentário: