segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Abeta e ICMBio firmam parceria para gestão de Ecoturismo e Turismo de Aventura


Os presidentes da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA, Jean-Claude Razel e do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Rômulo Mello assinaram nesta sexta-feira (11) , durante o ABETA Summit 2009, um Termo de Reciprocidade para estabelecer bases para o desenvolvimento de projetos na área de planejamento, estruturação e gestão da visitação em Unidades de Conservação com foco em Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Hoje, o Brasil conta com 300 Unidades de Conservação Federais e 15 Centros Especializados no País, ou seja, um potencial a ser bastante trabalhado para o turismo. As UCs têm a possibilidade de gerar múltiplos benefícios para as regiões onde estão localizadas. Geração de emprego e renda para comunidades, qualificação de profissionais do setor de turismo, estímulo à visitação, pesquisa cientifica e ações socioambientais são alguns exemplos do que pode ser aprimorado a partir da parceria firmada.
Segundo Raquel Muller, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento e Qualificação da ABETA, ressalta que “com a parceria teremos uma agenda pré-definida, ou seja, um plano de trabalho com duração de dois anos com foco em qualificação, disseminação de informações e orientação técnica aos gestores para potencializar o Ecoturismo e Turismo de Aventura em Unidades de Conservação”.
Criado em 2007, o ICMBio é uma autarquia federal de regime especial vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente. A entidade tem como objetivo administrar as Unidades de Conservação federais, áreas de importante valor ecológico, além de executar políticas de uso sustentável dos recursos naturais renováveis e fomento a programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade.

Fonte: Diário do Turismo

Nenhum comentário: